ESTRADA DR. CICERO BORGES DE MORAIS, 1343 - BARUERI/SP

Conheça os Documentos Obrigatórios para Comprovar o Transporte e Descarte Correto de Resíduos Sólidos

Neste post nós iremos te mostra porque empresas estão terceirizando seu sistema de coleta e destinação final de resíduos e todos os documentos que são necessários para comprovar, de forma correta, o transporte e descarte correto desses resíduos.

 

Porque Contratar uma Empresa Terceirizada para Coleta e Destinação Final de Resíduos?

 

Você já sabe a importância de um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS), não só por cumprir os requisitos legais, mas também por trazer diversos benefícios à sua empresa.

Por isso, muitas companhias estão procurando os serviços de empresas terceirizadas especializadas na coleta, transporte e descarte correto de resíduos sólidos. Além de garantir que o trabalho seja feito de forma adequada, a empresa terceirizada muitas vezes representa uma redução nos custos para os geradores de resíduos.

Mas, o que muita gente ainda não sabe é que existem alguns documentos obrigatórios que a empresa contratada deve fornecer para comprovar o descarte dos resíduos, tais como garantia da coleta, transporte e descarte adequado para cada categoria de resíduo.

E você, sabe o quanto uma empresa especializada pode te ajudar? Mais importante, sabe quais documentos essa empresa precisa te fornecer?

 

Confira abaixo a lista de documentos obrigatórios para a Certificação de destinação de Resíduos:

 

CADRI (CETESB)

CADRI, é a abreviação de Certificado de movimentação de resíduos de interesse ambiental emitido pela CETESB.

Ele é um instrumento de fiscalização exclusivo do estado de São Paulo e prova que o resíduo está sendo encaminhado da empresa que o originou para um local de armazenamento, tratamento ou disposição final correta de acordo com sua categoria.

É um documento emitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) após uma análise criteriosa sobre o resíduo em questão e a empresa que irá recebe-lo.

 

MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos

O MTR é um dos documentos obrigatórios para o transporte de resíduos da empresa geradora até a destinação final.

Este documento possui duas finalidades importantes. Ele é utilizado para controlar a movimentação dos resíduos sólidos de maneira legal e adequada e, também, serve para descrever detalhadamente seu tipo.

Dessa forma, é possível diminuir os riscos do manejo e transporte inadequado e ilegal dos resíduos por parte dos transportadores e receptores de resíduos.

 

CDR – Certificado de Destinação de Resíduos

CDR, ou certificado de destinação final de resíduos.

É um documento emitido pela empresa receptora dos resíduos, e que comprova o seu recebimento. Com ele a empresa geradora demostra que cumpriu a metodologia adequada no descarte de resíduos sólidos.

Com o CDR em mãos, a empresa é capaz de demonstrar tanto para as auditorias quanto para os clientes da empresa, o seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente

 

A Resiclean está há mais de 15 anos no mercado, fazendo a coleta, transporte e destinação correta de empresas por todo o Estado de São Paulo.

CONHEÇA OS SERVIÇOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS DA RESICLEAN

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

logística reversa

Logística reversa reduz os riscos de danos ambientais

As práticas ambientais adotadas por empresas possuem como principal objetivo reduzir os potenciais danos de suas atividades, sejam elas quais…
transporte de resíduos

Resiclean aposta em variedade de frotas para fazer transporte de resíduos adequado

Uma das etapas mais importantes para uma boa gestão de resíduos é o transporte, visto que muitos desses rejeitos são…
descontaminação de lâmpadas

Entenda como a descontaminação de lâmpadas diminui prejuízos ao meio ambiente

A contaminação da natureza é um problema cada vez maior e por conta disso há uma preocupação em diminuir a…